DO MUNDO MEDIEVAL AO ABSOLUTISMO


O processo de organização dos Estados nacionais na Europa, marcou o advento de profundas transformações no panorama político desse continente. Considerando os elementos históricos que articularam a Formação dos Estados Nacionais europeus, marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as seguintes afirmativas referentes à Formação dos Estados Nacionais:


( ) A Formação dos Estados Modernos na Europa criou condições para que se efetivasse seu processo de Renascimento Urbano.
( ) A Formação dos Estados nacionais europeus, implicou na centralização do poder político e surgimento da monarquia fortalecida.
( ) Com a organização dos Estados nacionais, a burguesia europeia passou a usufruir de melhor infraestrutura urbana.
( ) Foi a ascensão da burguesia ao poder o que possibilitou a centralização da autoridade política em torno dos grandes artesãos e comerciantes.
( ) Ao Clero sempre interessou a centralização política nas mãos da burguesia, visto que a nobreza não atendia mais aos ditames da Igreja.


Agora assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:


F-V-V-F-F


V-V-V-V-V


V-F-V-F-V


F-F-V-V-F


F-F-F-F-F

A peste negra, que dizimou grande parte da população europeia e provocou escassez de mão-de-obra e alimentos, pode ser descrita como:    


a cólera, trazida pelos cruzados quando retornavam da terra santa.


a peste bubônica, transmitida por ratos.


fungos que surgiram pelo excesso de umidade, atacando as plantações de cereais.


nuvens de gafanhotos provenientes do norte da África.


uma seca violenta que devastou as lavouras.

O que sabemos sobre uma sociedade é resultado da representação que fazemos dos fatos registrados nas fontes históricas. Essa representação do fato ocorrido, por sua vez, dialoga com a subjetividade de quem foi cronista de seu próprio tempo.

 

Observando a representação que a sociedade feudal, da Europa Ocidental, deixou de si mesma em textos ou em documentos não escritos, é possível afirmar que:


Os camponeses, por não terem posses fundiárias, ocupavam o último lugar na escala social.


Os clérigos, por apenas orarem, ocupavam lugar modesto na escala social.


Os nobres, por aclamação popular, ocupavam o primeiro lugar na escala social.


As mulheres, em geral, ocupavam um alto lugar na escala social.


Os burgueses, por viverem no ócio, ocupavam um lugar mediano na escala social

Durante a Idade Média percebia-se a grande distância entre o que a Igreja propunha e o que seus ministros – sobretudo os membros do alto clero – realizavam. Por isso ela sofria críticas a diversos aspectos, como:


À pobreza material da Igreja, bem como à precariedade das propriedades eclesiásticas. 


À prática da simonia, ou seja, o comércio de objetos sagrados ou cargos religiosos.


À atitude modesta do Alto Clero, utilizando as rendas da Igreja em benefício do povo. 


À distribuição gratuita de indulgências, garantindo o perdão aos pobres.


À exigência de que os padres heréticos também fossem condenados à fogueira.

Reflita sobre a seguinte máxima: “O Estado sou eu.” Essa frase de Luís XIV, rei da França, expressa de fato:


o nacionalismo exacerbado da transição feudal — capitalista.


o poder ilimitado dos reis no Estado Absolutista.


o conceito de nação nos Tempos Modernos.


a ignorância política desse monarca.


a indefinição de funções no Antigo Regime.

O processo de organização dos Estados nacionais na Europa, marcou o advento de profundas transformações no panorama político desse continente.

Considerando os elementos históricos que articularam a Formação dos Estados Nacionais europeus, marque V verdadeiro ou F falso para as seguintes afirmativas referentes à Formação dos Estados Nacionais.

 

(  ) A Formação dos Estados Modernos na Europa criou condições para que se efetivasse seu processo de Renascimento Urbano.

(  ) A Formação dos Estados nacionais europeus, implicou na centralização do poder político e surgimento da monarquia fortalecida.

(  ) Com a organização dos Estados nacionais, a burguesia europeia passou a usufruir de melhor infraestrtura urbana.

(  ) Foi a ascenção da burguesia ao poder o que possibilitou a centralização da autoridade política em torno dos grandes artesãos e comerciantes.

(  ) Ao Clero sempre interessou a centralização política nas mãos da burguesia, visto que a nobreza não atendia mais aos ditames da Igreja.

 

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequencia correspondente àss afirmativas corretas:


V V V V V


F V V F F


F F V V F


F F F F F


V F V F V

Você viu em seus estudos que o Império Romano, que antes era tão poderoso, vinha se fragilizando e passando por dificuldades políticas, militares e econômicas. Analise as assertivas abaixo que tratam sobre essas dificuldades:

 

I - A expansão territorial não mais ocorria. O “abastecimento” de mão de obra escrava, em virtude disso, havia cessado e o governo que precisava de dinheiro para se manter, cobrava altos impostos causando descontentamento entre a população.

II - As desigualdades sociais ficavam cada vez mais aparentes, possuidores de grandes propriedades utilizavam da mão de obra de pessoas endividadas.

III- A maior parte dos bárbaros que cruzaram as fronteiras não o fez como invasores, mas como imigrantes que se estabeleciam em território imperial com autorização, como soldados ao serviço do imperador

IV- Os hunos, por serem povo amigo dos germânicos, influenciaram em sua decisão de fixar residência nas terras do Império Romano

V - A civilização romana exercia forte atração sobre os bárbaros. De tal modo que nenhum deles pretendeu ser imperador depois da derrota do Império.

 

Depois de lidas, podemos dizer que estão corretas:


I, II, III e IV apenas


II, III e IV apenas


I, II, III e V apenas


I e IV apenas 


III e V apenas

Leia com atenção: 

 

"Toda a Gália está dividida em três partes, uma habitada pelos belgas, outra pelos aquitanos, a terceira por aqueles que nós chamamos de gauleses (em sua língua, celtas). Essas nações diferem entre si pela língua, pelos costumes e pelas leis."(Júlio César, Guerra das Gálias.)

 

Esse trecho de Júlio César se refere às conquistas da Roma Antiga e à maneira como os romanos viam os povos que conquistavam. Sobre as conquistas romanas, é correto afirmar:


Os romanos não tinham uma política de destruição, nem de integração cultural dos povos conquistados, preservando a posição das elites que se aliassem a eles.


Os povos conquistados eram considerados incultos e menosprezados pelos romanos.


O exército romano era composto somente por escravos.


Durante as guerras de conquista, houve uma diminuição do número de escravos capturados pelos romanos


As estruturas administrativas construídas pelos romanos foram pouco duráveis, o que limitou a sua capacidade de expansão.

Para compreender a formação dos Estados Nacionais no mundo Moderno é bom que algumas distinções sejam explicitadas. A respeito dos conceitos de Estado, Povo e Nação, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

 

(   ) Estado é o mecanismo de controle social existente na sociedade humana. É uma organização que exerce autoridade sobre seu povo por meio de um governo, dentro de um território delimitado.

(   ) O agrupamento humano com antepassados comuns é denominado nação.

(   ) Denominamos como povo grupos fixados em determinado área geográfica dotada de organização.

(    ) Para haver uma nação é preciso haver um ou mais povo em um território e uma consciência comum.

 

A sequencia correta está contida em:


 V-F-F-F


V-V-F-F


F-V-F-V


V-V-V-V


V-F-F-V

O servo era a principal mão-de-obra do sistema feudal. Toda a produtividade do feudo fundamentava-se no trabalho do servo. Ele era o responsável pela manutenção da economia europeia durante a idade Média. Qual das alternativas seguintes apresenta informações corretas sobre a essência do trabalho servil?


Os servos eram descendentes dos antigos escravos romanos. Por essa razão, se submetiam ao nobre proprietário da terra.


O servo tinha um forte vínculo com a terra. A necessidade de produzir para o próprio sustento lhe impunha o cumprimento de certas obrigações para com o nobre dono da terra.


O servo tinha incapacidade intelectual de administrar o próprio negócio. Por essa razão, delegava à nobreza o papel de administrar o feudo. 


Os servos eram, na verdade, funcionários da Igreja que prestavam serviços no feudo em função dos acordos de cooperação que ligavam o Clero e a Nobreza. 


A remuneração paga pelo nobre ao servo era muito baixa. Por essa razão, as condições de vida do servo eram péssimas.

Páginas: 1234567